27 de janeiro de 2017

Resenha: Refúgio, por 2dark4u

Wheeee. Nossa primeira resenha. \._ ./
Fonte (xx)

Obra: Refúgio
Autora: 2dark4u (sugestivo)
Capítulos: 32
Gênero: Tragédia, drama, drama de novo, drama em 4d e um pouco mais de drama pra dar uma animada na coisa.
Plataforma: Digital
"Editora": Wattpad

Sinopse: Este livro é um diário de uma adolescente chamada Sofia que tinha 16 anos. Aqui ela conta as boas e as más partes da sua vida. Às vezes reclamámos de ter uma vida má, onde não podemos ter tudo o que queremos. Damos mais valor às coisas materiais do que às pessoas e ao que sentimos para com elas. Este livro fala também que quando acordamos para a vida pode ser tarde de mais por isso dá valor antes que percas.

"O tempo não cura as feridas todas afinal."

Essa é uma daquelas histórias que te faz refletir bastante sobre o sentido da vida. Sobre como cada cicatriz deixa uma marca profunda em nossos corações ou até mesmo, de fato em nossos corpos. Em Refúgio vemos a história de uma jovem chamada Sofia, que possui apenas 16 anos mas sofre um drama diário: ter de lidar com a morte de seu pai que ocorreu a anos ao lado de sua mãe, uma mulher imatura que passa altas madrugadas fora se divertindo sem se preocupar com o que se passa na cabeça de sua criança.

Logo nos primeiros capítulos vemos a dificuldade de sofia de se enturmar com seus colegas de escola. Estes, sem motivo algum a desprezam profundamente. Seu único amigo (ALGUÉM LEMBRA O NOME DESSE VARÃO???) está com uma viagem marcada para Paris e em pouco tempo irá partir, deixando assim, Sofia a mercê da solidão. Sem pai, mãe, ou amigos, Sofia acaba se apegando a um rapaz que magicamente passa a ser gentil e solidário com ela (cofocof já entendemos). Aos poucos eles começam a se envolver de forma mais íntima e este jovem passa a ser o mundo de Sofia, no entanto, ao que tudo indica, Sofia foi uma personagem criada para sofrer pois a lista de cabulosidades que ocorrem na vida dessa moça depois desse acontecimento não cabem em uma folha de papel tamanho A4 frente e verso. E que se inicie a resenha.

Deixarei logo claro que esse é o tipo de livro que definitivamente eu nunca irei gostar. Pai Celeste, foram 32 capítulos de chutes e pontapés, reviravoltas sem sentido algum, traições, cavalos e ovelhas e MEU DEUS. Mal dava tempo de respirar entre uma tragédia e outra. A pobre Sofia de fato sofria (TCHARAM PEADINHA SEM GRAÇA) mas, ela era tão........ Sem sal. Sem açúcar. Sem vida. Sem pegada. SEM VEGETAÇÃO DE PERSONALIDADE. Como disse, de fato, talvez existam pessoas na situação dela que agem da mesma forma, mas para mim, esse tipo de comportamento não tem cabimento, não me desce! As cicatrizes nos tornam mais fortes, nos amadurecem, as vezes nos prendem a determinado fragmento temporal, mas dificilmente elas não servem para mudar o que nós somos, seja de uma forma positiva ou negativa. Em controvérsia, neste caso Sofia tem "a seu favor" a depressão, o que pode explicar seu comportamento estável ao longo da história. Outro ponto que pode colaborar pra essa tal estabilidade é o fato do livro ser contado em forma de diário, ou seja, o objetivo da história é acompanharmos o sofrimento de Sofia, não assistir o desbrochar dos personagens. Alias, nenhum dos personagens demonstrou real potencial. Foram peças meramente ilustrativas para dar ênfase as tragédias da vida da moça Sofia.

Um fato não tão importante sobre o livro é que ele foi escrito em português de Portugal, e justamente por esse motivo foi uma leitura bem estranha pra mim. Senti como se estivesse lendo algo escrito de forma errada ou com má vontade. Acho que inconscientemente isso colaborou pra que eu gostasse menos ainda dessa obra, gahahaha.

O desfecho também foi bem previsível. Houve um timeskip (pulo no tempo). Todos vivendo felizes QUANDO DE REPENTE ACONTECE UMA.........!!!! [Marque a alternativa que você acha correta para completar a frase acima: Letra A: acontece uma...... Tragédia. Letra B: acontece uma........Grande tragédia. Letra C: acontece uma....... Catástrofe trágica rlly?. Letra D: acontece uma....... Sessão Crepúsculo na casa da Sofia (MDS TRAGÉDIA).] Eu espero que minhas dicas tenham dado uma luz a vocês sobre o que acontece no final. Verdadeiramente.

Ainda existem outros pontos que eu gostaria de debater a respeito dessa história com vocês, mas como disse, tudo aqui está interligado, se eu falar de determinada parte da história acabarei revelando spoiler de outra, então infelizmente meu campo de comentários está bem limitado. Além disso a obra foi beeem corrida. Propositalmente é claro, afinal, é um diário, detalhes não tem importância, no entanto essa falta de detalhes me incomodou bastante, pois eu acredito que isso seja crucial em qualquer história para que haja uma boa interação entre "leitor e papel", o palco da imaginação.

APESAR DE TUDO ISSO, eu recomendo a leitura desse livro pra vocês (já falei que curto uns paradoxos? dsjfkfdsjg). São 32 capítulos mas eles são curtíssimos, vocês nem verão o tempo passar. Minha crítica foi negativa mas dificilmente vocês encontrarão alguém que diga que a história foi ruim, afinal, não é a toa que uma história ganha selo de uma das melhores obras do ano, né não? Por isso, existe a possibilidade de agradar a vocês. Quero que vocês tirem suas próprias conclusões da história. De certa forma ela pode servir para vocês refletirem sobre algo que está trancado no interior de vocês. Ou talvez faça vocês rirem. EU NÃO SEI. E justamente por isso quero que vocês leiam e compartilhem comigo a opinião de vocês! De verdade, quero discutir sobre essa obra com quem já leu ou com quem lerá futuramente, então por favor, comentem seus repolhos redondos e macios, a opinião de vocês.

Enfim, para finalizar, eis aqui uma lista de pontos negativos e positivos da história juntamente com minha notinha final.

Pontos positivos
  • Desestressei;
  • História contada por meio de um diário. Premissa interessante, no entanto, nada cativante. (prótons&elétrons tretas. Entendedores entenderão.)
  • Foi, de certa forma (BEM "DE CERTA FORMA") real. Parabéns a autora.


Pontos negativos
  • Não houve desenvolvimento de personagens; (proposital)
  • História corrida; (proposital)
  • PORTUGUÊS DE PORTUGAL; (proposital)
  • TRAGÉDIAS EVERYWHERE; (PROPOSITAL)
  • EU NÃO VIAJEI PRA PARIS;
  • História sem graça ao meu ver;
  • Leitura nada cativante;
  • Personagens desmotivadores. (provavelmente proposital também)

E minha nota final para esta história é~~!
★★★★
Tcharam, uma linda estrelinha azul. ♡


Vocês podem ler a história no Wattpad clicando aqui, caso tenham interesse!

Agradeço de coração a todos que leram a resenha até o final, e juntamente gostaria de pedir desculpas pois meu texto ficou bem desorganizado e meio sem nexo. No fim das contas não esclareci muito a respeito do livro, simplesmente joguei meus pensamentos furiosos na cara de vocês. Huá! Não tenho uma justificação aceitável pra isso, se não aquela velha desculpa do "Eu esqueci mais de 60% dos pontos que devem ser avaliados em um livro para que seja feita uma resenha. Tehe☆." Me desculpem mesmo dskfhkdsj. Me esforçarei para fazer resenhas mais aceitáveis no futuro :q E resenhas verdadeiras porque esse post foi basicamente formado de comentários aleatórios. E sério, pela terceira vez, me desculpem pela desorganização kkhjhkjjjh. E é isso! Espero que pelo menos eu tenha despertado o interesse de vocês acerca desta obra - seja esse interesse positivo ou seja ele negativo.

Fiquem bem!
Braços (>w 0)/ ☆

He pulls me close [...] Into His everlasting arms....

6 comentários:

  1. Yoo flor ^^
    Eu escrevi um comentário na outra postagem pra você, MAS SOU TÃO NOB QUE APAGUEI SEM QUERER T.T Enfim, adorei ter achado seu blog, achei um espaço tão bonitinho. Me lembrei de uma música do twenty one pistols em que o ritmo é todo alegrinho mas "isto é uma contradição, pois soa tão feliz - Mas as letras são tão para baixo", e achei o exato contrário do título do seu blog, que parece algo meio triste, mas você é cheia de auto astral <3 Inclusive, "entre suspiros e pensamentos" não tem realmente nada de depressivo, mas talvez vejamos assim pois estamos mais acostumados a reclamar que agradecer.
    (perdoe o textão hehe)

    "Tragédia, drama, drama de novo, drama em 4d e um pouco mais de drama pra dar uma animada na coisa." OMG foi convencida a ler com uma frase XD Adoro drama e fiquei toda animada e...
    O LIVRO PARECE PÉSSIMO MSM T.T
    Senti como se estivesse de frente com um irmão de "Cartas de Amor Para os Mortos" - livro super dramático que todo mundo amou, mas eu simplesmente DETESTEI (exceto pelo romance paralelo entre duas garotas que achei bonitinho >.<).
    Mas enfim, Refúgio vai para a lista das leituras a serem evitadas.

    Kissuss~~

    Ps: A capa da outra postagem está simplesmente FABOLOUSSSSS hehe XDDDD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mooooça, sua pequena aula de filosofia foi incrível. Hashtag melhor textão de 2017. Sério. kdfjlksf E relaxa com a parte nob que cê tá falando com a miss nob do século. Ninguém nunca será tão nob quanto a veo aqui. Relaxa o coração. u- u

      "Senti como se estivesse de frente com um irmão de "Cartas de Amor Para os Mortos"
      mds você destruiu completamente a minha fantasia de Carta de Amor aos Mortos ser um livro muito fofo, engraçadinho e 7% dramático :'(. fckgjfdjkgf CONTUDO, te agradeço por abrir meus olhos antes da grande decepção vir no meio da leitura.♥ E por esta razão, cê merece uma batata. Um pote. Uma STAX bem cheirosinha só pra você. ♥

      Ps.: A senhorita borboleta fabulosa agradece seu elogio e eu o teu carinho :q ♥

      ACEITA AFILIAÇÃO JVM?
      Braços!

      Excluir
    2. EEEE obrigada u.u

      Olha, eu não gostei, mas quem sabe você não curte ele? Se você ler me avisa, adoraria saber sua opinião~~
      EU AGRADEÇO PELA BATATAAAA <3 Toma essa barra de chocolate por me alertar sobre Rufúgio hehe.

      Aceito a filiação sim <3 EEEE fico muito feliz que você tenha pedido, pois eu logo logo ia fazer a mesma coisa hahaha Já te coloquei na página de Afiliados ;)
      Kissus~

      Excluir
    3. Nem lembro quando foi a última vez que ganhei um chocolate dsfkdsjfh que emoção gente u-u vrigadu ♥

      Já te coloquei na minha listinha de abiguinhos :) E avaliarei o caso de Carta de Amor aos Mortos, mas se eu ler, vou correndo pra você porque vou precisar despejar meus pensamentos em cima de alguém que já leu o livro ♥ hauahua

      Braços o/

      Excluir
  2. Conclui que realmente é destino, amo drama e com certeza irei ler. Acontece a mesma coisa comigo, já escrevi milhares de historias e nenhuma ficou boa o suficiente para mim, tanto que ainda estou tentando encontrar a inspiração para uma nova historia que tenho certeza que dessa vez será boa!. Parabéns pelo wattys 2015 e espero que cresça ainda mais! Amo mexer com detalhes mas muitas vezes fica cansativo então ao saber a sua maneira de escrita em "Refúgio" fiquei interessada, Já vou adicionar na minha biblioteca.
    Um abraçooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MDS QUE EMOÇÃO. Convenci alguém a ler a história.
      Acho que tem suor saindo dos meus olhos.
      Já que você curte um drama acho q cê vai gostar, vale a pena tentar a leitura :3 E não esqueça de votar, vai deixar a autora do livro vomitando estrelinhas. ♥

      Braços jovem! >w 0

      Excluir